Acesso ao sistema






Esqueçeu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
 
Análise de conteúdo

A análise de conteúdo é um processo que exige cuidados tanto em relação à coerência com a construção teórica de olhar os documentos em análise como em relação à comunicação inserida nas entrevistas. Nesse sentido, entende-se que depois de organizar os dados, num processo de inúmeras leituras, o pesquisador poderá voltar a examiná-los para tentar detectar temas e temáticas mais freqüentes. Esse procedimento, essencialmente indutivo vai culminar na construção de categorias ou tipologias, que brotam, num primeiro momento, do arcabouço teórico em que se apóia a pesquisa. Esse conjunto inicial de categorias, no entanto, vai ser modificado ao longo do estudo, num processo dinâmico de confronto constante entre teoria e empiria, o que origina novas concepções e, conseqüentemente, novos focos de interesse.

A análise é um processo de exame de material com vistas à explicitação de certas regularidades, que é a base para a definição das categorias. Assim, é importante a fidelidade da comunicação pretendida pelo texto.
Para a presente investigação, serão considerados como importantes dois tipos de categorias: a) as referentes; b) as emergentes. As categorias referentes são resultantes dos estudos teóricos sobre o objeto de investigação e de informações recolhidas anteriormente. Essas categorias são recortes auxiliares na delimitação do campo a ser pesquisado. Servem como contornos iniciais da investigação, pois, ao se realizar a leitura do corpo analítico sinalizam para certas direções, mas são efetivamente firmadas no processo de análise. Podem ser complementadas por subcategorias ou associadas às referentes as quais contribuem para esclarecer sobre o universo dos recortes significativos do discurso resultante da análise. Na presente investigação as categorias referentes são constituídas pelas perdas dos espaços comunicativos, as disposições dos sujeitos para o enfrentamento, os espaços comunicativos desejados pelos doentes e a percepção dos idosos em torno dos sintomas depressivos.

As categorias emergentes surgem no decorrer da investigação colhidas nas observações e nas entrevistas. O projeto inicial da pesquisa não abrange todas as dimensões dos riscos sociais, o que permite a descoberta de riscos ou fenômenos emanados no processo da investigação.

Os dados serão analisados qualitativamente, visando obter a descrição significativa do conteúdo das sínteses obtidas nos grupos focais, permitindo a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção das mensagens. Na busca para atingir o significado manifesto e determinar as temáticas utilizar-se-á a análise de conteúdo.

 
© 2007. Universidade de Passo Fundo. Divisão de TI.