O projeto insere-se no conjunto de preocupações em torno dos potenciais riscos desencadeadores de depressão em idosos, delimitando-se a investigação sobre as variáveis psicossociais e de saúde intervenientes em sua manifestação. A investigação pretende estudar também os recursos educacionais a serem utilizados por portadores da doença e alternativas para sua superação. Sabe-se que existem riscos biológicos, psicológicos e sociais na incidência e manifestação da doença. Assim, o projeto busca esclarecer o peso dos aspectos biopsicossociais incidentes no processo de manifestação da doença e as possíveis intervenções tecnológicas, buscando-se responder às seguintes questões: Qual ou quais os eventos que deu ou deram início ao processo da doença? Em que medida as doenças orgânicas interferem na etiologia da depressão? Quais as perdas comunicativas e de que forma atuam na configuração da doença? Quais as disposições ou motivações dos sujeitos para o enfrentamento da depressão no processo do desenvolvimento? Quais as possíveis experiências comunicativas realizáveis pelos doentes? Como os sintomas depressivos se manifestam nas experiências comunicativas? Como as experiências comunicativas podem colaborar na superação do estado depressivo? Assim, a presente pesquisa pretende estudar e analisar como os sujeitos idosos se apropriam de tecnologias de comunicação e informação e como o estado depressivo se evidencia no processo de interação e comunicação, principalmente considerando a participação do idoso no desenvolvimento de narrativas colaborativa na grande rede. Pretende-se estudar a constituição da subjetividade dos idosos partindo da intersubjetividade construída pelo grupo. Dessa forma, e com esse viés de pesquisa, será desenvolvida uma ferramenta para construção de narrativas colaborativas que atue como mediadora dessa intersubjetividade, possibilitando a participação dos grupos e a promoção de estados afetivos que auxiliem o idoso na superação de seu estado depressivo através da participação e re-inclusão social.
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